domingo, 19 de junho de 2011

REVELAÇÃO DE UM PORQUÊ... INSUCESSO EMPRESARIAL NO NOSSO CONSELHO...!

Temos que revelar como esta autarquia acompanha os seus empresários e os considera..!??

Sensivelmente há dois anos atrás o autarca desta aldeia chamada ( cidade???) .
Foi-lhe comunicado de que um empresário estrangeiro queria estabelecer-se no conselho com um negocio de tecnologia inovadora, amiga do ambiente.

Quando o autarca foi comunicado de que este empresário estava interessado em estabelecer-se aqui na cidade, o feedback foi,  "tragam lá isso para cá que esse negocio vai ser o futuro."

Pois bem o empresário montou o negocio .

O empresário é proprietario de uma fabrica na china, onde os salários são relativamente baixos em comparação com Portugal. O interesse dele seria criar uma linha de montagem na cidade, com mão de obra local. A forma de poder ser competitivo através dessa linha de montagem passaria, pela criação de postos de trabalho para pessoas com algum nível de deficiência, mas que estão bastante aptos a desenvolverem esse trabalho e a valorizar as suas aptidões como cidadãos e úteis á sociedade.
Passando pelo apoio á contratação de pessoas com deficiência e aptas para trabalharem, que está contemplada na lei, seria criados inicialmente 23 postos de trabalho rotativos, pois nunca iriam fazer mais do que 4 horas consecutivas. Já tinham as instalações para o efeito, o centro de formação e emprego já os tinha elucidado de como se procedia ao tipo de projectos necessários ao apoio ao cidadão deficiente, que passaria pela adaptação das instalações ao tipo de deficiências dos cidadãos, apoio á formação desse mesmo cidadão....etc.etc.etc....
Seria a primeira empresa no concelho a ter cidadãos 100% deficientes como trabalhadores.
O nosso autarca achou a ideia excelente....!
Após uma reunião com o autarca, ele disse ao responsável pela empresa que nessa altura se estavam a realizar varias obras pelas freguesias do concelho ......que as fossem visitar para ver se essa tecnologia se poderia instalar nos locais. Assim foi .. andaram DURANTE VÁRIAS SEMANAS a visitar as obras em questão, mas nunca foram sequer objecto de orçamentação......visto que a certa altura um dos encargados de obra perguntou ao responsável da empresa . "se estavam ali a ver a obra para venderem algo para lá".
 "Sim!"  foi a resposta do responsável da empresa, " foi o presidente que nos mandou cá". Resposta do encargado de obra " eu não lhe disse nada...mas o material  desta obra já está comprado e em armazem á espera de colocação ..."
"Após ouvir isto, a única conclusão que poderia chegar era que estavam a ser gozados nada mais do que pelo próprio presidente".
Resultado disto fecharam o negocio na cidade, continuaram com o mesmo no País vizinho de Espanha, foi apresentada ao município de lá, o qual desde o inicio fez questão que se existia uma empresa dessa área na cidade seria com ela que iriam trabalhar e não com uma de fora da sua "alcaldia". A isto chama-se defender os interesses dos seus empresários e criar riqueza no conselho.

O que perdemos???    Uma forma de dignificar e valorizar o trabalhador deficiente, um comercio que fechou, uma linha de montagem que não se criou, e mais desemprego que aqui fica pela responsabilidade do chefe máximo deste conselho.
Um aparte, a linha de montagem acabou por ficar em Espanha.
Os benefícios da empresa....passaram a contar com um IVA mais baixo e a venderem na mesma.

É assim que se lida com as empresas???

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.